....
FILMES DE CULTO OU CULTO AOS FILMES?
......
A Caixa de Pandora, 1929
..
A expressão Cinema Cult anda hoje em dia um pouco desgastada, pois qualquer filme que não se encaixe em nenhum gênero ou nenhuma tendência, mas é um filme interessante, logo vem algum “entendedor” do assunto e diz que o tal filme é um cult.
Ora, em inglês a palavra cult quer dizer culto, logo um filme para ser um cult tem que ter grupos de seguidores, isto é, "cultuadores".
Então a conclusão lógica é que o Filme Cult é um termo sobre determinados filmes que agregam grupos de fãs devotos, sendo que o filme, em questão, pode ser um campeão de bilheterias como Star Wars, por exemplo, mas pode ser também sobre um filme que não alcançou grande fama e reconhecimento considerável, tanto da crítica quanto do grande público.
..
....
Era Uma Vez no Oeste, 1968
..
Os tais Filmes Cult são cultuados por seu valor histórico, os Cult Clássicos, por exemplo; pela estética, os de gêneros, por exemplo, como os Cult Terror, Cult Western, Cult Comédia, etc; mas também pela excentricidade, onde se destacam filmes com grandes variedades de classificações. São exatamente estes últimos que por não terem uma definição adequada, que muita gente fica em dúvida e, simplesmente os classificam de Cults.
Na verdade, não é porque nós gostamos de um filme que ele é um Cult, é se tiver um grupo considerável de devotos que o cultuam; sejam os famosos “Fãs Clubes” ou os diversos sites e blogs dedicados ao filme, que geram grupos de discussões e que chegam, inclusive, a promoverem encontros para assistirem ao filme em conjunto, sendo que em certos casos, os fazem em trajes típicos e tudo.
..
..
Laranja Mecânica, 1971
..
O assunto é na verdade, bem polêmico, por isso não é minha intenção entrar no mérito da questão, porém como tais filmes existem e este blog é para falar das diversas formas e maneiras que a Caixa de Pandora Cinematográfica se desenvolveu ao longo da história, decidi usar a média das classificações da net sobre o assunto.
Quer dizer, além de pesquisar em mais de 1000 sites e blogs e em diversos idiomas, também usei o senso comum e próximo do melhor bom gosto possível para não encher esta página com filmes bizarros e nada a ver com o critério médio de Pandora's Box.
Também não farei divisões entre os Cult Clássicos, os Cults de gêneros e os excêntricos, todos estarão no mesmo pé de igualdade, porém no Top 10 entrarão aqueles que mais agradam este cinéfilo.
..

Cães de Aluguel, 1992 ..

Por fim, a página, é, como sempre escrevo ao final da maioria das outras páginas, apenas uma desculpa para eu colocar em evidência vários filmes que gosto e que poderiam ficar de fora do blog por não terem uma classificação adequada.
..
..

Um comentário:

  1. Olá busquei no google e acabei aqui, queria te dizer que seu blog é muito legal... Amei... Se der passe no meu, ainda está no começo mas é bem legal...

    http://cinemasuecoingmarbergman.blogspot.com/

    ResponderExcluir